A uva monastrell

03/05/2016

A uva monastrell produz surpreendentes varietais em chão espanhol, especificamente na região de Yecla, onde se destaca, sendo a 2ª uva mais comercializada no país, seguida apenas da Tempranillo.

 

Essa casta era incomum até pouco tempo, mas sua personalidade única são fatores que têm atraído a curiosidade de enófilos por todo o mundo.

Como outras uvas, ela apresenta nomes diferentes conforme sua região de produção. Mas entre todos eles, o mais conhecido é de origem francesa: mourvèdre.

 

 

 Essa variedade prefere clima quente para completar seu longo ciclo fenólico e amaciar os taninos. Por isso, seus vinhos podem ter coloração densa, taninos bem marcados, média acidez e por vezes alta graduação alcoólica.

 

Os apreciadores de vinhos podem se surpreender ao encontrar nesta uva aromas destacados de notas animais, como couro, almíscar e toques terrosos. Frutas vermelhas também estarão presentes, mas em alguns exemplares serão coadjuvantes.

 

 

Para harmonizar com a comida, esses vinhos pedem por pratos que combinem com o alto teor de taninos, portanto as carnes são bem vindas. Costela de boi, picanha, costelinha suína, embutidos, principalmente acompanhadas com molhos de ervas finas, que combinam com os aromas do vinho.

Pratos com ingredientes de sabores terrosos, como os cogumelos (Shitake, Funghi Secchi), o arroz negro, e as lentilhas, molhos com um toque de shoyu podem dar mais brilho à harmonização com esses ingredientes.

 

 

 Uma sugestão de ótimo custo-benefício para os enófilos que querem provar a uva, é o vinho espanhol Barahonda Sin-Madera Monastrell 2011. Como o próprio nome sugere, não passa por envelhecimento em carvalho e foi contemplado com 91 pontos pelo renomado crítico de vinhos Robert Parker. Custa apenas R$65* na Adega Suíça em Goiânia.

 

 

 

 

*na compra da caixa c/ 6 unidades

 

---

www.adegasuica.com

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter Basic Square
...receber os amigos"

-quero vinho para...

...para o dia a dia"
...em família"
...para beber a dois"