Vinhos Búlgaros Chegam em Goiânia

23/04/2018

O que você sabe sobre esse país? Conhece seus vinhos? A Adega Suíça te mostra!

 

A Bulgária é um país do leste europeu, mais precisamente no sudeste do continente. Banhado pelo Mar Negro, faz fronteira com a Romênia, Turquia, Grécia, Macedônia e Sérvia. É um país de mais de 7 milhões de habitantes, que desde 2007 faz parte da União Europeia.

 

 

É um lugar com uma história muito antiga de vitivinicultura, iniciada séculos antes do nascimento de Cristo. Contudo, o final do regime comunista, em 1990, marca um novo e feliz começo nessa história.

 

Originalmente, os vinhedos da Bulgária eram cenários de vinhas tradicionais da região, como das variedades Gamza, Mavrud e Melnik.

 

Durante o comunismo, as vinhas nativas perderam lugar para variedades internacionais mais produtivas, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Riesling e Muscat. E a indústria vinícola búlgara, controlada pelo estado, ficou conhecida principalmente pelo Cabernet Sauvignon, barato e produzido em larga escala, com mais foco em quantidade do que em qualidade, visando mercados externos, como a União Soviética e o Reino Unido.

 

Nos anos 1990, as vinícolas estatais foram privatizadas, e algumas até atraíram investimento estrangeiro. Desde então, o vinho búlgaro vive uma fase de reconstrução, na qual já é possível encontrar muitos rótulos impressionantes, inclusive produzidos a partir de uvas cultivadas organicamente.

 

A Bulgária é dividida em 5 regiões onde as uvas são cultivadas: Planície do Rio Danúbio, Costa do Mar Negro, Vale das Rosas, Vale Trácio e Vale do Rio Struma. A única região onde não se cultivam uvas é ao redor da capital do país, Sofia.

 

 

 

 Para conhecer os vinhos tipicamente búlgaros, as sugestões do Sommelier Adega Suíça:

 

 

Stallion Grand Blend 2012 - Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Syrah dono de inúmeras medalhas, este exemplar é um dos seis vinhos mais vendido no país nos últimos anos. Estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês e descansou nas caves, tempo bastante para adquirir caráter e complexidade (Clique para comprar). 

 

 

 

 

Vinal Pazva Red Blend 2014 - Próximo Premiadíssimo blend das internacionais Cabernet Franc e Merlot com a local Gamza, casta autóctone do leste europeu e conhecida na Bulgária como "orgulho do Norte". A maturação é realizada por um período de 12 meses em carvalho que mescla barricas de procedências francesa e húngara (Clique para comprar).

 

 

 

 

Four Friends Zitara Vineyard Cabernet Franc 2014 - Vinhedos no Vale da Trácia, a melhor região vitivinícola da Bulgária. Cabernet Franc varietal com 14 meses de estágio em barricas de carvalho francês. Ótima relação qualidade e preço (Clique para comprar).

 

 

 

 

 

 

Lovico Gamza 2014 - O exemplar foi elaborado 100% com Gamza, casta típica do país. Lovico Winery é a vinícola modelo da Bulgária, faz vinhos singulares e complexos (Clique para comprar).

 

 

 

 

 

 

Santa Sarah Black C 2014 - Uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, nas quais apenas cachos intactos e plenamente maduros são empregados. O vinho matura em pequenas barricas novas de carvalho francês por um período de 12 meses. O Black C, trocadilho com Black Sea (Mar Negro) é o ícone da vinícola Santa Sarah. A Vinícola fica a poucos quilômetros de distância da costa sul do Mar Negro (Clique para comprar).

 

 

 

 

Castra Rubra Via Diagonalis Selected Red 2009 - Trata-se de um um premiadíssimo blend de castas Cabernet Sauvignon, Merlot, Mavrud e Rubin, um vinho adorável e de personalidade. O exemplar estagiou por 16 meses em barricas novas de carvalho francês e descansou em garrafas por um bom tempo antes de ser comercializado (Clique para comprar).

 

 

 

 

Para finalizar, curiosidade: a latitude da Bulgária equivale à do centro da Itália, no paralelo 43°N, onde a incidência dos raios solares é ideal para o crescimento das videiras.

 

 

E seja bem-vindo à Bulgária na melhor Adega da Cidade!

 

 

 

---

www.adegasuica.com

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter Basic Square
...receber os amigos"

-quero vinho para...

...para o dia a dia"
...em família"
...para beber a dois"